domingo, 31 de julho de 2011

As Boas Obras

Não são poucas as pessoas que pensam que ter uma vida regrada, cumprindo suas obrigações enquanto cidadão, profissional, membro de família, etc, alicerçados nos mais elevados princípios da moralidade e da conduta ética, estão se credenciando a obterem a salvação de suas almas.

A Bíblia conta a história de um centurião romano, de nome Cornélio, piedoso e temente a Deus com toda sua casa, e que dava muitas esmolas ao povo e continuamente orava a Deus. Esse homem, segundo a Bíblia, até certo momento da sua vida, não era salvo (Atos 10).

A grande dúvida: por que um homem com todas essas virtudes não era salvo? O que é preciso para uma pessoa obter a salvação da sua alma? A exemplo de Cornélio, muitos vivem, dia após dia, acrescentando boas obras (dando esmolas, contribuindo financeiramente com alguma instituição beneficente ou mesmo prestando serviço pessoalmente, etc) com o objetivo de conseguir a salvação.

A Bíblia revela claramente que a salvação do homem é de graça (obra de Deus), pela fé (em Jesus Cristo), e esta fé é um dom de Deus (dada por Deus ao homem) e que, portanto, não a conseguimos pelo nosso próprio esforço. Se fosse por esforço humano, muitos estariam se gloriando (Efésios 2:8-9). “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Cor 1:31).

Cornélio só foi salvo quando ouviu o Evangelho do Senhor Jesus Cristo através da pregação do Apóstolo Pedro. Não há outro caminho para achegarmos a Deus a não ser mediante o sacrifício de Jesus (João 14:6).

A grande mensagem da Bíblia é a promessa de salvação do pecador. O homem pode possuir família, ter excelente saúde, morar em uma mansão, possuir carros importados, ser muito rico, mas se não for salvo, a sua vida se torna vazia. O homem sem Deus não é nada mais do que escravo do diabo, do mundo e da carne (desejos do coração).

O apóstolo Paulo disse que o homem encontra-se morto em seus delitos e pecados (Ef 2:1). Um morto não pode escolher a salvação. A salvação, portanto, é obra exclusiva de Deus. O pecado leva o homem a escravidão e a morte, mas Deus, em sua rica misericórdia, nos dar vida e, agora, já não somos mais escravos, somos livres. Livres de quê? Do jugo de Satanás, da escravidão do pecado e da morte eterna.

É isso que significa salvação pela graça: "eu não merecia, mas Deus me amou; eu estava perdido, e Deus me achou; eu estava morto, e Deus me deu vida. Ninguém pode bater no peito e dizer: eu sou salvo pelos meus próprios méritos, por que eu fiz isso e fiz aquilo. Não, não...eu sou salvo pela graça de Deus. Eu não sou salvo pelas minhas obras, mas sou salvo para as boas obras. As boas obras não são as causas da minha salvação. As boas obras são as conseqüências da minha salvação. Eu não sou salvo porque pratico as boas obras, mas por que sou salvo eu devo realizar as boas obras". Na verdade, as boas obras que praticamos não são por iniciativa nossa, mas é Deus que opera em nós o querer e o realizar (Fil 2:13).

Nós somos como o ramo enxertado na videira. Só damos fruto se recebermos a seiva da videira e a videira verdadeira é Jesus Cristo (João 15:5). Tudo que fazemos de bom é porque Cristo habita em nós. Se você quiser receber a videira verdadeira que é Jesus Cristo ore agora comigo:

"Deus, reconheço que não tenho vivido minha vida para Ti até agora. Tenho vivido para mim mesmo e isso é errado. Preciso de Ti em minha vida; eu Te quero em minha vida. Reconheço o trabalho completo de Teu Filho Jesus Cristo em ter dado Sua vida por mim na cruz do Calvário. Desejo muito ter o perdão que tens oferecido a mim tão livremente através do Seu sacrifício. Entre na minha vida agora, Senhor. Faça morada no meu coração e seja meu Rei, meu Senhor e meu Salvador. De hoje em diante, não serei mais controlado por meu pecado, ou pelo meu desejo de agradar a mim mesmo, mas seguirei a Ti todos os dias da minha vida. Esses dias estão nas Tuas mãos. Por isso eu oro, no nome precioso e santo de Jesus, amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário