segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Bíblia

Da mesma forma que o mundo material é regido por leis, o mundo espiritual também é. As leis do mundo espiritual são reveladas ao homem através das Sagradas Escrituras, a Bíblia. É Ela que norteia o conhecimento do homem em relação a Deus e de Deus em relação ao homem.

Muitos se frustraram na insana tentativa de querer “mudar” a Palavra de Deus, ou desacreditá-la, distorcê-la e até frear sua influência. Impossível! Não há como negá-la... não há como detê-la.
Voltaire, famoso filósofo do século XVIII, pretensiosamente afirmou: “A Bíblia é uma obra morta, e em menos de 100 anos cairá no esquecimento”. Veja como são as coisas; passados apenas 50 anos, sua residência se transformou na Sociedade Bíblica da França e sua imprensa particular passou a produzir tão somente Bíblias, e aos milhares.

A Bíblia é um Livro que fascina a humanidade. É uma obra antiga, mas se mantêm atual. É o livro mais vendido, mais lido e mais estudado no mundo. É a única enciclopédia no mundo que conta ao homem a verdade acerca de seu passado, de seu presente e de seu futuro. Ao ler a Bíblia, você está ouvindo as próprias palavras de Deus.

Qual foi o propósito de Deus ao instituir a Bíblia como canal principal de revelação ao homem? Na Epistola de Paulo aos Romanos, 1:20 diz que a criação (o mundo) revela ao homem a existência do Deus Eterno. Está patente aos nossos olhos, através do cosmo, os inquestionáveis sinas de Sua existência. Infelizmente o pecado original tirou do homem a capacidade de reconhecer Deus por meio da razão, da intuição e da criação (Romanos 1:12-25). Sem uma revelação direta (Escrituras) e uma intervenção direta no coração e na mente dos homens (Espírito Santo), já não seria possível perceber os planos, a graça e o amor que Deus nutre por todos nós.  Foi então que, de uma forma toda especial e com absoluta clareza, Deus se fez conhecer, por meio de Sua Palavra – as Escrituras Sagradas.

Veja algumas passagens Bíblicas que mostram a importância das Escrituras:
Mateus 22:29
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

Marcos 12:24
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”

João 5:39
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”

Romanos 1:16
“Não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.”

2 Timóteo 2:15
"Apresenta-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."

II Timoteo 3: 16-17
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

No Livro de Atos dos Apóstolos há uma passagem que mostra a importância das Escrituras. Chegando a Tessalônica, Paulo foi à sinagoga e fundamentado nas Escrituras, disputou com os judeus acerca do sofrimento de Cristo e a sua ressurreição (17:1-3). Mais adiante – versículos 10 e 11 – Paulo diz que os Bereianos eram mais nobres que os de Tessalônica, pois recebiam (ouviam) a pregação do Evangelho mas depois consultavam as Escrituras para saber se aquilo que foi pregado estava alinhado com a Palavra de Deus.

Muitos podem buscar a Deus à sua maneira, mas o verdadeiro conhecimento só obtêm aqueles que ouvem, estudam e crêem na reveladora Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário