domingo, 7 de agosto de 2011

Superstição

É comum quando se assiste a uma partida de futebol ver jogadores carregando terços nas mãos fazendo alguns sinais com o objetivo de obter algum retorno místico (miraculoso) positivo. Lembro-me que Maradona, quando técnico da seleção argentina, antes dos jogos da Copa na África do Sul, estava sempre com um terço nas mãos beijando. Resultado pratico: a Argentina foi eliminada do mundial.

Ao contrário do que se esperava a superstição não diminuiu com o avanço da tecnologia e das ciências físicas. Outro fator de destaque era achar que superstições eram coisas de países pobres. Os grandes jornais espalhados pelo mundo trazem todos os dias uma sessão de horóscopos, e a televisão e o rádio dão ampla cobertura a indústria do irracional.

Espiritualmente falando, toda e qualquer superstição é perigosa, pois desagrada a Deus. Isso não é mero passatempo inofensivo. Algumas vezes, a primeira nação com quem Deus lidou, Israel, foi duramente punida por se envolver com práticas supersticiosas, irracionais.

Antes de entrar em Canaã, Deus avisa: “Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará em ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa” (Deuteronômio 18:9-14).

Algumas práticas podem parecer inocentes, mas não são. Por meio dessa sutil tática muitas pessoas são postas em contato com o poder das trevas, sem saber, quando colocam a sua fé em si mesmas ou em objetos, mandingas, astrologia, etc. O que a Bíblia diz sobre as superstições e/ou mandingas? Quais as conseqüências espirituais sobre essa prática?

A superstição é uma conduta errônea, sem base real, estruturada no medo ou ignorância de algo imaginário, que pode estar fundamentado em tradições humanas (Mat 15:6). Quem sofre desse mal acredita que certos procedimentos como rezas, feitiços, curas, etc podem influenciar de maneira mística a vida.

Essa crendice é resultado de ignorância sobre os ensinamentos Biblicos. Todas essas praticas são condenadas pela Bíblia. Em I Samuel 15:23, em algumas traduções, a palavra feitiçaria é substituída por superstição, então lemos: “A rebelião é tão culpável quanto a superstição; a desobediência é como o pecado de idolatria. Pois que rejeitaste a palavra do Senhor, também ele te rejeita e te despoja da realeza”.

A conseqüência número um da superstição na vida de uma pessoa é o total aprisionamento, servidão, crendices e quem estar por trás é o inimigo das nossas almas, o nosso adversário (1 Pedro 5:8). Precisamos fugir desses absurdos (sinal da cruz, medo de gato preto, benzedeira, mau olhado, reza, etc).

A Bíblia diz que “o deus (o Diabo) deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Cor 4:4). Graças a Deus que Jesus Cristo veio para destruir as obras das trevas (1 João 3:8).  

E finalmente, concluo com a passagem de Gálatas 5:19-21 que diz: “Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus”.

“Conheceres a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário