terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Justiça (2 Samuel 11)

Após o rei Davi cometer adultério se deitando com Bate-Seba e, em seguida, ordenar a morte do seu esposo, o capitão Urias, o Senhor enviou o profeta Natã ao rei. A abordagem de Natã a Davi foi muito interessante. Acerca dos pecados cometidos por Davi, o profeta usou uma parábola para fazê-lo condenar seus próprios atos e produzir no rei o arrependimento.
O profeta iniciou o dialogo contando uma a estória a Davi. Disse o profeta que em uma comunidade havia um homem muito rico e outro muito pobre. O homem pobre possuía apenas uma cordeirinha que criava como uma filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas para dar de comer ao viajante; mas tomou a cordeirinha do homem pobre, matou-a e preparou para o viajante.
Ouvindo a estória, Davi ficou extremamente indignado contra o homem rico e disse ao profeta Natã: “Tão certo como vive o Senhor, o homem que fez isso deve ser morto. Pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu”. Então disse o profeta a Davi: “Tu és o homem” (o homem rico da estória).
Quantas vezes não incorporamos a mesma conduta do rei Davi, apontando os erros dos outros e já determinando a punição, quando, há poucos instantes, tivemos o mesmo comportamento (pecado). “Examine-se, pois, o homem a si mesmo (...)” – I Cor 11:28 a – identifique a área da sua vida que precisa ser corrigida, esforce-se e peça a Deus a sua ajuda para vencer.
A justiça deve fazer parte da conduta diária do Cristão. Um crente que pratica a injustiça deixa transparecer que não houve conversão na sua vida. Em outras palavras, deixa claro e patente que não houve de fato um encontro com a Pessoa do Senhor Jesus. Quando temos um real encontro com o Senhor, bate um total arrependimento pelos pecados cometidos, pedimos perdão a Deus e dai em diante procuramos ter uma vida reta aos olhos do Senhor.
Em nenhum momento devemos usar da nossa posição, seja ela qual for, para perseguir, maltratar, humilhar, submeter, etc, quem quer que seja. Pelo contrário, devemos ser uma benção na vida das pessoas.
A propósito, por causa dos pecados de Davi (tomou a mulher de Urias e depois ordenou a sua morte), Deus determinou juízo à casa do rei. Incesto, traições, guerras e mortes foi o resultado da sua iniquidade.
Candeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário