sábado, 10 de novembro de 2012

Apocalipse – 2ª Parte

Seguindo adiante com o Livro de Apocalipse, nos capítulos 2 e 3, nos deparamos com cartas endereçadas às sete igrejas cristãs da Ásia. As promessas, as sentenças condenatórias e as admoestações dirigidas àquelas igrejas, se aplicam perfeitamente as nossas vidas no presente momento.
A primeira carta, dirigida à igreja de Éfeso, cidade portuária de grande destaque comercial, localizada na Ásia, continha elogios por suas virtudes, mas também censuras severas por sua negligência. Entre os irmãos daquela igreja, muitos haviam abandonado a fé em Jesus Cristo, voltando às praticas contrárias as Escrituras.
Algumas virtudes cristãs deixaram de ser praticadas, como a falta de amor, ausência de temor a Deus, diminuição da força da oração, perda do dinamismo da Palavra e a inércia para com a obra evangelística, dentre outras.
Éfeso chegou a ser uma potência espiritual, mas em decorrência do pecado a sua visão espiritual foi obscurecida, gerando naquela comunidade cristã uma apatia.  
A advertência que Deus imprime a igreja de Éfeso tem como objetivo possibilitar a oportunidade de despertar um reajuste no seu relacionamento com Ele, permitindo a volta aos princípios originais e fundamentais da fé Cristã.
“(...) lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e se não (...)” Apoc 2:5.

Candeia
Material compilado