quarta-feira, 12 de outubro de 2011

                                                 CASAMENTO E ADULTÉRIO

O Senhor diz em Sua Palavra que é bom que o homem não esteja só, por esse motivo fez uma auxiliadora (Gênesis 2:18). Portanto, o homem deixa o pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gênesis 2:24). Uma só carne não significa apenas à união física, sexual, mas também, a união da alma e espirito.
O casamento é uma união inquebrável, por isso a Bíblia diz que, o que Deus ajuntou não o separe o homem. É uma aliança para toda a vida (Mateus 19:6). Qualquer um que cause a separação de um homem de uma mulher (ou vice versa) comete adultério. “A mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive, mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre para contrair novas núpcias” (Romanos 7:2-3).
Quando há infidelidade sexual no casamento, o divórcio é permitido, embora não ordenado. A parte ofendida pode se reconciliar com o adúltero(a) através da pratica do perdão. O único fundamento para o divórcio é o adultério. Doença, pobreza, incompatibilidade, desejo por uma mulher mais jovem e bonita não são motivos para o divórcio. O divórcio sob qualquer outro argumento que não o adultério é ele mesmo adultério, pois “quem repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 5:32).
Se um homem abandona ou divorcia-se de sua esposa, ele não estará livre para casar com outra mulher, a não ser que sua esposa tenha morrido.
Jesus Cristo confrontou a mulher samaritana dizendo: “porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido” (João 4:18). A mesma confrontação ocorreu com Herodes (rei) que casou com Herodias enquanto vivia o marido (Filipe). “Não te é licito possuir a mulher do seu irmão” (Marcos 6:18). Por causa dessa confrontação, João Batista foi aprisionado e em seguida executado.
Não é fácil seguir essas recomendações do nosso Deus, contudo, Deus não mudará suas orientações para favorecer o homem. São ensinamentos imutáveis, que não se adéquam a qualquer civilização ou época, mas é justamente o contrário, o homem é quem deve se adequar aos ensinamentos do nosso Criador.
Jesus Cristo foi misericordioso com os adúlteros, mas Ele não perdoa o pecador para que ele permaneça no mesmo erro quando encontrado (João 8:11). O pecador deve confessar seus erros a Deus, mediante arrependimento, e logo em seguida deve abandonar as práticas ilícitas, pois, se assim não for, perecerá (Lucas 13:5). Leia também a primeira carta aos Corintios 6:9-10 e Apocalipse 22:15.