quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Espiritismo


O Espiritismo, que se resume basicamente a consulta aos mortos, é proibido por Deus (Deuteronômio 18:9-12). Para não assustar ninguém, o Espiritismo dá a entender que acredita na Bíblia, mas, paulatinamente, vai desacreditando a Palavra de Deus. Para atrair mais pessoas para a religião Espírita, usam algumas estratégias como: “você é médium e precisa desenvolver sua mediunidade” (Sal 91:3) – saudade dos parentes falecidos (Hebreus 9:27) – fachada Cristã – Religião mais cômoda (II Coríntios 4:4) – curiosidade pelo além – etc.
O Espiritismo prega que através de sucessivas reencarnações, pelos seus próprios esforços e pela pratica das boas obras, o homem vai aprimorando a si mesmo, sem a necessidade do sacrifício vicário (substituto) de Jesus Cristo. A Bíblia diz que a salvação é obra divina (Efésios 2:8-9); o Espiritismo diz que a a salvação se adquire pelo esforço humano. O Espiritismo e a Palavra de Deus são totalmente antagônicos.
Na caminhada de Israel, saindo do Egito (escravidão) para Canaã (terra escolhida por Deus para habitação do seu povo), Deus vai educando, doutrinando aquela gente. Das inúmeras advertências que Ele faz a Israel, uma delas é que não haja consulta aos necromantes (necromancia: adivinhação por meio da evocação dos espíritos) -  Levítico – 19:31. O primeiro rei de Israel, Saul, foi morto por causa da sua transgressão contra Deus, porque interrogou e consultou uma necromante (I Crônicas 10;13). Manasses provocou a ira de Deus ao consultar os médiuns e não O buscar, além de praticar outras mais terríveis abominações (II Reis 21:6).
E os milagres que ocorrem no espiritismo?
Em II Tessalonissences 2:7-12 o Apóstolo Paulo alerta a igreja de Cristo que no final dos tempos os “espíritos” operariam curas e prodígios, com o objetivo de enganar o povo e levá-los ao inferno eterno. O próprio Satanás se transforma em anjo de luz (II coríntios 11:14) com um único objetivo: enganar os incautos (sem cautela).
Algumas passagens Bíblicas mostram que não há reencarnação. Em Hebreus 9:27 a Palavra de Deus diz que “assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”. Um dos ladrões crucificado com Jesus pediu para ser salvo. Jesus afirmou que naquele dia Ele o levaria para o paraíso (Lucas 23:43). Não foi pedido ao ladrão para ele reencarnar, fazer boas obras para obter a salvação. Bastou que ele cresse em Jesus Cristo, o filho de Deus.
A Bíblia conta a história de um rico e um pobre que, após a morte, um foi para o céu (Lázaro) e o outro para o inferno. O que estava no inferno (em tormento) pediu para o pai Abraão (simboliza Deus) enviar Lázaro para dar-lhe um pouco de água, ao que Abraão respondeu: “... está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós” (Lucas 16:26). Em seguida, o personagem insiste: “... Pai, eu te imploro que o mandes (Lázaro) a minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho a fim de não virem também para este lugar de tormento” (Lucas 16:26-27). A resposta de Abraão ainda ecoa no tempo: “...Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”. Trazendo para o nosso contexto atual. Hoje nós temos a Bíblia (revelação de Deus ao homem) e os verdadeiros Cristãos espalhados por esse mundo pregando o Evangelho de Cristo. Leiamos e ouçamos.
Quando vos disserem: consultai os necromantes e os adivinhos, que tagarelam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Isaías 8:19).

domingo, 7 de agosto de 2011

Superstição

É comum quando se assiste a uma partida de futebol ver jogadores carregando terços nas mãos fazendo alguns sinais com o objetivo de obter algum retorno místico (miraculoso) positivo. Lembro-me que Maradona, quando técnico da seleção argentina, antes dos jogos da Copa na África do Sul, estava sempre com um terço nas mãos beijando. Resultado pratico: a Argentina foi eliminada do mundial.

Ao contrário do que se esperava a superstição não diminuiu com o avanço da tecnologia e das ciências físicas. Outro fator de destaque era achar que superstições eram coisas de países pobres. Os grandes jornais espalhados pelo mundo trazem todos os dias uma sessão de horóscopos, e a televisão e o rádio dão ampla cobertura a indústria do irracional.

Espiritualmente falando, toda e qualquer superstição é perigosa, pois desagrada a Deus. Isso não é mero passatempo inofensivo. Algumas vezes, a primeira nação com quem Deus lidou, Israel, foi duramente punida por se envolver com práticas supersticiosas, irracionais.

Antes de entrar em Canaã, Deus avisa: “Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará em ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa” (Deuteronômio 18:9-14).

Algumas práticas podem parecer inocentes, mas não são. Por meio dessa sutil tática muitas pessoas são postas em contato com o poder das trevas, sem saber, quando colocam a sua fé em si mesmas ou em objetos, mandingas, astrologia, etc. O que a Bíblia diz sobre as superstições e/ou mandingas? Quais as conseqüências espirituais sobre essa prática?

A superstição é uma conduta errônea, sem base real, estruturada no medo ou ignorância de algo imaginário, que pode estar fundamentado em tradições humanas (Mat 15:6). Quem sofre desse mal acredita que certos procedimentos como rezas, feitiços, curas, etc podem influenciar de maneira mística a vida.

Essa crendice é resultado de ignorância sobre os ensinamentos Biblicos. Todas essas praticas são condenadas pela Bíblia. Em I Samuel 15:23, em algumas traduções, a palavra feitiçaria é substituída por superstição, então lemos: “A rebelião é tão culpável quanto a superstição; a desobediência é como o pecado de idolatria. Pois que rejeitaste a palavra do Senhor, também ele te rejeita e te despoja da realeza”.

A conseqüência número um da superstição na vida de uma pessoa é o total aprisionamento, servidão, crendices e quem estar por trás é o inimigo das nossas almas, o nosso adversário (1 Pedro 5:8). Precisamos fugir desses absurdos (sinal da cruz, medo de gato preto, benzedeira, mau olhado, reza, etc).

A Bíblia diz que “o deus (o Diabo) deste mundo cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Cor 4:4). Graças a Deus que Jesus Cristo veio para destruir as obras das trevas (1 João 3:8).  

E finalmente, concluo com a passagem de Gálatas 5:19-21 que diz: “Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus”.

“Conheceres a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).